sexta-feira, 31 de outubro de 2008

REFORMA ORTOGRÁFICA- UNIFICAÇÃO LINGÜÍSTICA

Os trabalhos a seguir foram produzidos por alunos do 9º ano, colégio SEPLER.
A proposta foi desenvolvida após visualização de um pequeno filme falando a respeito das reformas propostas; assim como a exposição de alguns itens da mesma.


Perdemos uma parte de nós?

" A reforma ortográfica foi elaborada para unificar a língua portuguesa, certo? mas nem todos saem ganhando.
Apesar do tratado entre os países de língua portuguesa ter sido assinado em 1990, só agora ele foi assinado. A falta de interesse das nações participantes em unificar a língua mostra como ela é desnecessária.
Todos os países terão dificuldade em se adaptarem às novas regras. A mudança na escrita pode afetar a pronúncia das palavras alteradas, principalmente para as crianças que estão começando a aprender a língua. Algumas adaptações, como o uso do hífen, serão encaradas como mais um obstáculo para o correto uso da língua."

(Bianca, Clarissa, Kaulin, Paulo - turma 901)



Reforma lingüística: problema ou solução?


"Em 1990 foi firmado um acordo de unificação lingüística entre os países de língua portuguesa. Esse acordo foi assinado, aqui no Brasil, em 2008 e entrará em vigor no ano seguinte, tendo um período de três anos para adaptação.
Os itens referentes à nossa gramática não serão realmente facilitadores, pois serão adicionadas novas regras, dificultando a adequação de quem já foi alfabetizado...
Um dos melhores aspectos da unificação será a possibilidade de intercâmbio entre os países participantes, gerando maior acesso à comunicação, comércio e turismo."


( Laís Moreira, Taíssa, Lohany, Camila- turma 902)


Nenhum comentário: